MENSAGENS

Nesta página, você encontrará mensagens de áudio, vídeo e escrita para sua edificação espiritual.

A Doutrina dos Apóstatas

DOUTRINA BÁSICA DA SALVAÇÃO 1 ao 5
Pr. Humberto Schimitt Vieira (Pr. Presidente da IPAD. Ministério Restauração)






A Posição do Crente em Cristo
Ev. Sandro Paixão (Pastor da Área de Rio Pardo)




Onde está a Igreja de Jesus Cristo?

Depois de tantos anos, tantas décadas de história, será que a verdadeira comunidade cristã conseguiu sobreviver aos ataques de Satanás e das mentes obscuras de homens carnais?
Quando o Apóstolo Pedro, no Dia de Pentecostes, pregou e três mil almas se agregaram ao cristianismo, isto não foi uma questão apenas de decidirem ser ou não cristão; eles foram transformados pelo poder inconfundível da Palavra de Deus que Pedro havia pronunciado. Naquele memorável dia, a igreja nascera com muitos membros e ela era indestrutível, pois, o poder de Deus através do seu Santo Espírito fazia dos primeiros cristãos, pessoas convictas da sua salvação e modo de agradar ao seu Mestre Jesus. Os líderes, como Pedro, não estavam preocupados em serem ricos, afamados e renomados pregadores; suas mensagens nada tinham a ver com serem abençoados a ponto de ganharem de Deus carros novos ou casas próprias ou ainda, de terem suas contas bancárias recheadas de dinheiro. Nada disso tinha sentido, pois suas mensagens visavam o Reino do Céu e este nada tinha a ver com bênçãos temporais. 
As cartas de Paulo, Tiago, Pedro e João (que temos na Bíblia) mostram-nos o caráter das mensagens da Igreja no começo da era cristã. O cuidado era de como servir a Deus, exortações contra os falsos líderes que, vestidos com pele de ovelhas, se infiltrariam no meio do povo com mensagens totalmente distorcidas. Paulo, o apóstolo, foi o que mais exortou aos crentes da sua época a buscarem uma vida de santidade e temor na presença de Deus. João, nas suas epístolas, dentro de sua característica amorosa, pedia para que os crentes cuidassem os enganadores e falsas doutrinas que os afastariam da verdade que tinha sido pregado no princípio. Tiago lutava contra o mal interior. Inspirado pelo Espírito Santo, ele cuidava da vida espiritual de santidade e pureza na presença de Jesus.
Agora eu retomo a pergunta. Onde está essa igreja? Onde estão os discípulos de Paulo, Pedro, Tiago, e João que, se preocupavam em nortear a vida dos irmãos para o Céu e não instigarem o povo a negociar as bênçãos com Deus!
Um verdadeiro líder cristão deve, ao menos, mostrar o caminho de santidade a Deus e dar testemunho através de sua própria vida neste sentido. Jesus disse: “Buscai primeiro o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas.” Porém, vimos ao contrário; a mensagem é: “Buscai as demais coisas e o Reino de Deus vos será acrescentado.”
Infelizmente, durante a trajetória da Igreja na terra, muitos caminhos tortuosos ela teve de passar e, algumas vezes, ou perdeu uma qualidade espiritual, ou, pior ainda, adotou sistemas humanos para o seu núcleo eclesiástico, deturpando as verdades outrora ensinadas por homens que, tinham como ideal nas suas vidas, levarem o povo ao Céu pelos ensinamentos das Santas Escrituras.
Hoje, faltam-nos mensagens verdadeiramente cristãs; mensagens que mexam no nosso íntimo, que mude nossos modos e costumes herdado pelos nossos antepassados e que, são aberrações perante Deus. 
Mas graças a Deus que, nas épocas de crise espiritual, o Senhor sempre levantou homens humildes de espírito que Ele podia usar para que o erro fosse banido da Igreja; ainda que este homem fosse banido da sua igreja como instituição, mas não o era como Igreja de Cristo. Vale lembrar-se de homens como, John Huss que morreu na fogueira papal, mas não negou a fé de que Jesus estava acima das suas tradições errôneas. Martinho Lutero que, fixando noventa e cinco teses na porta da igreja romana, denunciou os erros mais absurdos do papado. João Calvino que, lutou contra a doutrina da transubstanciação (doutrina católica em que diziam que o pão e o suco de uva eram, literalmente, o corpo e o sangue de Jesus).
Olhe em nosso redor, onde estão estes homens; será que a época em que vivemos é de menos pecados do que aquela? Claro que não, pelo contrário, quanto mais a humanidade está se aproximando do seu fim, mais imorais e pecadores se tornarão! 
Por falar em imoralidade, lembro-me de quando criança ia ao matine e nas portas dos cinemas tinham as placas de censuras e nenhuma criança, antes da idade estipulada, poderia entrar. O que vimos hoje? A imoralidade está dentro das casas das pessoas e parece que ninguém se importa! Você já notou a que horas estão os programas evangélicos? Nas madrugadas! E já notou também que, durante o dia (horário em que as crianças estão em casa) a violência, imoralidade, consumismo e drogas estão rodando livremente pelos canais abertos de televisão?
Mas quem se preocupa com isso?
As instituições lutam contra as drogas, porém, a mídia (e principalmente a TV) ensina a usá-la. Os pais lutam com seus filhos nos psicólogos para que venham deixar de serem rebeldes; porém, programas como “A Malhação”, ensinam os filhos a desobedecerem e desonrarem seus pais. As propagandas governamentais lutam contra o tabagismo; porém, filmes, novelas e até mesmos os políticos, aparecem nas telas acendendo seus cigarros. Mas quem se importa com isso? Ou melhor, qual líder evangélico que pensa em cuidar da vida moral de sua igreja se ele mesmo vive dentro do sistema?
Quando leio a Palavra de Deus (que em muitas igrejas dizem que ela não é a Palavra de Deus, mas, contém a Palavra de Deus) fico com saudades de homens como os apóstolos que não tinham medo de apontar os erros doutrinários e pessoais do povo, exortando a voltarem a viver uma vida de santidade e pureza espiritual. Por favor, se você acha exagero o que digo, leia 1ª Co. Capítulos 5 e 6. Esses homens cuidavam da pureza da igreja; não se importavam em terem dinheiro ou fazerem da igreja uma fonte de lucros! Até por sinal, se você ler o final do livro de Atos, verá que Paulo era fazedor de tendas e que alugara uma casa em Roma até a decisão do governo sobre sua pessoa. Que contraste com os líderes de hoje! Primeiro, os pastores que são colocados num trabalho em uma cidade, acham que a igreja é sua e, portanto, constroem casas, compram carros de luxo e para não perderem essas regalias, deixam de exortar o povo sobre seus erros.
Pobre do povo hoje que, entra nas igrejas e pensam que estão salvos só pelo simples fato de serem membros de uma instituição religiosa. Pobre daqueles que pensam que, em fazerem parte de uma “igreja”, lhes garantirá que estão agradando a Deus. Pobre líder religioso que, por medo de perder um membro e automaticamente o seu dízimo e ofertas, não lhe ensina a verdade do Evangelho.
Mas volto a perguntar: Onde está a Igreja de Jesus Cristo? Se é que ela ainda existe!
Porém, não queremos só ver e mostrar o caos espiritual que enfrentamos hoje, mas também dar um conforto ao leitor dizendo que, a Igreja de Jesus; enquanto Ele não a buscar para ir ao Céu, estará aqui na terra firme no seu propósito: Agradar a Deus em todos os sentidos de sua vida.
Talvez, neste instante, você estará a pensar que vamos aqui apontar (como muitos erroneamente fazem) uma instituição ou igreja, que é a verdadeira Igreja de Jesus. Jamais! Seria um erro como todos os outros citados acima! Até porque, uma denominação que se intitula detentora da Verdade, é no mínimo soberba e a Bíblia diz que Deus abate esses tais.
Não queremos dizer que tal denominação é que vai para o Céu, mas, temos a obrigação de dizer que, existe, é verdade, algumas que estão cumprindo o seu papel de igreja com mais fidelidade do que outras; e foi Jesus mesmo que disse: “pelos frutos os conhecereis.” 
Se eu disser que a denominação “A” é a Igreja de Jesus, automaticamente estou excluindo as demais.
Mas a verdade sobre o assunto é que, toda denominação que busca andar em retidão e tem a Bíblia Sagrada como regra de fé e prática na sua vida, está mais perto do Reino do Céu do que aqueles que negligenciam a Palavra pelos prazeres carnais que os rodeiam. Se alguém se intitula cristão, somente pelo fato de estar dentro de uma denominação que se diz cristã, mas não busca aprimorar sua vida espiritual, consagrando-se a Deus e buscando na Palavra excluir seus defeitos; este está enquadrado no que Jesus disse em Mateus 7: “Nem todos que me dizem: Senhor, Senhor! Entrarão no Reino do Céu, mas aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu. Então me dirão: Em teu nome profetizamos, falamos novas línguas, expulsamos os demônios! Então lhes direi expressamente: Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade (Pecado).
Jesus é onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo), portanto, se em algum lugar falarem a sua Palavra, Ele se manifestará ali! Porém, não quer dizer que esta manifestação garante que aquela denominação está salva ou sem pecados! A manifestação de Jesus entre aqueles que o invocam, nada tem a ver com a sua Presença Santa entre aqueles que lhe obedecem! A Bíblia deixa claro isto quando nos mostra a sua manifestação entre as igrejas da Ásia em Apocalipse. Veja que em todas elas existia a sua manifestação espiritual; porém, na maioria Ele as exortava que buscassem a santidade sem a qual a sua Presença não poderia predominar.
Onde está a igreja de Jesus Cristo?
Talvez você diga: “está longe do meu bairro, longe da minha cidade ou do meu estado e país!”
Não, ela está, muitas vezes, do seu lado!
O problema é que nos esquecemos de como descobri - lá! 
Lembre-se do que Jesus disse: “pelos FRUTOS os conhecereis.”
Ele não disse: pelo tamanho da igreja e nem pelo poder aquisitivo da mesma!
Se você prestar atenção, nos tempos de Jesus, eles (igreja) eram poucos, a maioria pobre e alguns iletrados. Jesus sempre escolheu “as coisas que não são para confundira as que pensam que são”. Não que, ser rico é sinal de desviado ou coisa parecida. Deus pode e para alguns, quer dar riquezas, porém, não é pelo que temos que se denota quem é de Deus ou não, mas, pela obediência a sua Palavra, seja eles ricos ou pobres, doutores ou iletrados.
A mentalidade das pessoas está muito errada a respeito de Deus. Pensam que por serem servos de Deus, tem que serem ricos e abastados. Mas não era assim na igreja primitiva; tantos os pobres como os ricos eram parte integrante do Reino do Céu, nenhum se dizia mais fiel por ser mais rico ou abastado do que os outros, pelo contrário, o único sistema comunista que deu certo foi na igreja do primeiro século. Tudo era de todos e ninguém tinha nada por seu próprio; tudo era depositado aos pés dos apóstolos e ninguém, nem um irmão tinha falta de nada, pois, através dos líderes a Igreja era suprida as suas necessidades. 
Será que temos a mesma fé de dar tudo aos pés dos nossos líderes de hoje? Os fatos mostram que não, e isto é tudo!
Mas o que Jesus quis dizer em: “pelos seus frutos os conhecereis”?
As denominações que buscam ser a Igreja de Deus na Terra, não vivem para si mesmas. Elas se preocupam com os outros, gastam seus recursos com coisas espirituais e não em festas e banquetes que, só engordam os crentes como quem vai para o abatedouro. 
Frutos! Pessoas que não trazem escândalos para a obra de Deus na terra; vivem de forma a agradá-lo e satisfazer a Deus por suas atitudes e não tomam o nome do Senhor em vão. 
Frutos! A integridade na sua vida conjugal, como pais de família, como cidadão em que ninguém possa dizer: “Este é crente, mas deve para todo mundo!”
Frutos! Suas conversações são prazerosas, pois, falam das coisas de Deus e não gracejos e chocarrices (piadas pesadas). 
Será que elas não estão do seu lado? Creio que sim, Deus jamais deixaria você sem a chance de poder notar a diferença de quem serve a Deus de verdade e aqueles que o servem apenas de palavras!
Como disse, não estamos dizendo que a denominação “A” é a Igreja de Jesus, mas que, quem busca agradar-lhe e que quer ir morar no Céu com Cristo, tem uma vida totalmente diferenciada. Não porque um pastor assim exige, mas, porque ele sabe que Deus assim se agrada. Os filhos de Deus têm o caráter de Deus! Jesus disse aos judeus de sua época: “Vós sois filho do Diabo, pois ele é o pai da mentira e nunca se firmou na verdade!”
Assim como as características de quem serve ao mundo, estão estampados nas ações das pessoas sem Deus, assim também quem é de Deus não vive pecando e faz de tudo para se afastar, até mesmo, da aparência do mal!

Pr. Sandro Paixão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário